Foi promovido nesta sexta-feira (27), mais um encontro do Rede Ressaca - comitê gestor que discute políticas públicas voltadas para prevenção da violência e a criminalidade, na região da Ressaca. Na reunião, que aconteceu no Centro de Prevenção a Criminalidade (CPC), localizado na rua Iguaçaba, 115, no bairro Vila Pérola, foram apresentadas as políticas de prevenção social a criminalidade e o Conselho Comunitário de Segurança Pública Itinerante (Consep).
A Rede Ressaca engloba todos os equipamentos públicos municipais, como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar, secretarias municipais de Defesa Social, Educação, Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, Defesa Civil e Regional Ressaca. A Guarda Civil, Polícia Militar, instituições do terceiro setor e o governo do Estado também integram o comitê.
De acordo com o presidente do Consep Ressaca, Rogério Lisboa, o comitê discute os casos e elabora projetos voltados para as comunidades. “Hoje o trabalho que está sendo feito é o de chamar pessoas das comunidades a participarem junto conosco trazendo as demandas e necessidades daquilo que precisa ser resolvido. Os resultados têm sido significativos e a redução nos índices de violência são visíveis. Quando cada um assume seu o papel, a sociedade inteira ganha com essa união” informou.
A gestora social do CPC, Cristine Zeferino, acredita que a união entre as instituições e pessoas da sociedade civil, tem dado muito certo para a solução dos problemas. “Acreditamos que o trabalho em rede é de suma importância para que consigamos de fato responder as principais demandas da comunidade com qualidade e coesão. O que temos feito é a construção de alternativas para minimizar os impactos causados pela violência no território”, relatou.
As reuniões acontecem mensalmente para que as propostas sejam apresentas e, na sequência, construir o plano de trabalho a partir daquilo que a comunidade elege como prioridade.